Danças nas Bordas

O Dança nas Bordas é uma mostra de dança que aglomera artistas, núcleos e cias de diferentes modos de criação, estéticas e linguagens. A 3ª edição do Dança nas Bordas é um encontro de processos, exibições, apresentações e diálogos a cerca das pesquisas e inquietações de artistas que produzem, fomentam e difundem dança na zona sul, de forma plural e diversificada, sobretudo nas bordas da capital de São Paulo.

 

Dança nas Bordas – 4ª Edição

De 06 a 22 de Agosto de 2021

https://www.youtube.com/c/DançanasBordas

GRATUITO

A 4ª Edição do Dança nas Bordas, surge num momento em que os brasileiros estão sensibilizados e vulneráveis, devido à pandemia. A rotina das pessoas tomaram outras proporções e é claro, isso não seria diferente no campo artístico. Em 2020, não foi possível realizar uma edição, mas em 2021 com apoio do projeto “Tirem os Sapatos…” contemplado pela 27ª Edição do Programa de Fomento à Dança. O Dança nas Bordas surge em um formato que atualmente chamamos de híbrido, a maioria das ações serão realizadas de forma virtual e algumas serão realizadas em formato presencial, cumprindo todas as normas de segurança, contra a pandemia. 

E ela surge num momento propício e importante, sobretudo para os artistas que atuam, produzem, fomentam e difundem a dança na zona sul, região periférica paulista. Como a linguagem, os artistas, os núcleos artísticos, até mesmo a população, se organizou para continuar produzindo e apreciando arte? Sabemos  que a classe artística, principalmente a de produção independente, foram uma das mais prejudicadas, e entendemos que o Dança nas Bordas, com um dos propósitos de sua criação, vem justamente para potencializar a produção de dança nas periferias e agora, potencializando essas produções que se adaptam ao formato virtual.

Além disso, em 2021, a Cia Diversidança completou 15 anos de trajetória, além da estreia de Tirem os Sapatos, um espetáculo virtual interativo, a 4ª Edição do Dança nas Bordas, agrega nossas ações comemorativas. A realização dessa edição reafirma o compromisso do Dança nas Bordas com a produção e a comunidade periférica, reforçando a importância desse festival na cidade de São Paulo.

De 06 a 22 de Agosto de 2021, as exibições de espetáculos, videodanças, documentários e bate papos, da 4ª Edição, serão exibidas no canal do Dança nas Bordas no Youtube, basta acessar o canal, deixar sinalizado, para receber em tempo real a notificação da programação. As oficinas presenciais serão realizadas no Studio de Dança Diane Sousa e a live de improvisação guiada, será realizada pelo Zoom Meeting. As inscrições das oficinas serão feitas por formulário que estará disponível em nosso linktr.ee, cada uma terá no máximo 12 pessoas, com utilização obrigatória de utilização de máscara e álcool 70%. Para cada participante, será disponibilizada a inscrição em apenas 01 oficina, garantindo a participação de mais pessoas interessadas. O resultado dos selecionados será divulgado em nossas redes sociais, incluindo lista de suplência, caso necessário. Todos os participantes, receberão certificados, que serão entregues via e-mail, disponível no ato da inscrição.

A 3ª Edição conta com a realização do Programa de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de São Paulo, da Cooperativa Paulista de Dança e da Cia Diversidança. 

 

Baixe a programação completa: Programação – 4ª Edição

 

CRONOGRAMA

 

06/08/2022, Sexta-feira

19h – (An)Danças (Documentário)

Coletivo Olhares de Guiné

20h – CORPO FESTA

Coletivo Desvelo

 

07/08/2021, Sábado

19h – Vídeo dança com realização de bate papo: Como resistir dançando pelos cantos?

O Saudosista – A COR[O]AÇÃO da Cia Fusos, com Jeniffer Mendes

Rosas da Dentre Nós Cia de Dança, com Rivaldo Ferreira

Por alguns cantos…  da Cia Diversidança, com Rodrigo Cândido

Uma dança para assuntos mal resolvidos do Coletivo Calcâneos, com Victor Almeida e Thainá Souza

 

20h30 – Mostra de vídeodanças dos artistas residentes da Cia Diversidança (2020/2021):

Rastros de pesos sensíveis com Alessandro Mesquita

Milhares de Eu’s com Duda Ryan

Momento incerto, assim como esse vídeo com Gustavo Cabral

Presente com Danilo Estevam

 

08/08/2021, Domingo

17h – Bambaquerê

Grupo Corpo Molde

 

18h30 – Cia Diversidança

Dançando por alguns cantos com vídeo homenagem de Brian Thomas, em memória de Danilo Silvestre (09/08/94 – 08/08/20)

 

13/08/2021, Sexta-feira

19h – Mang(Uni) e bate papo

Núcleo Disparador

 

20h – Cia Diversidança

Tempo de Reprodução

 

14/08/2021, Sábado

19h – Cena e Personalidades da Dança

Renan Marangoni (Grupo Corpo Molde) e Rodrigo de Lima (Cia 7 de Dança) com mediação de Rodrigo Cândido

 

21h – Cia Diversidança

Tirem os Sapatos (Espetáculo virtual interativo)

 

15/08/2021, Domingo

16h – Orkhis e bate papo

Coletivo Bichos da Terra 

 

17h – Barco no Cerrado

Núcleo Pepalantus

 

20/08/2021, Sexta-feira

18h30 – Dança clássica / Presencial

Com Narcisa Coelho

 

20h30 – Dança contemporânea / Presencial

Com Rodrigo Cândido

 

21/08/2021, Sábado

10h – Eu danço assim mesmo / Live de improvisação guiada

Zoom meeting

Com Júlio Françozo

 

18h – Gumboot dance para mulheres / Presencial

Com Pâmela Amy

 

22/08/2021, Domingo

10h – Dança de salão / Presencial

Com Kevin Oliveira & Diego Basílio

 

13h – Danças urbanas / Presencial

Com Enoque Gomez & Lainx Dias

 

16h – 8 TERRITÓRIOS!

Dentre Nós Cia de Dança

 

Como participar?

Programação / Oficinas / Canais / Inscrições: https://linktr.ee/CiaDiversidanca

GRATUITO

 

FICHA TÉCNICA: Idealizador e Programador: Rodrigo Cândido / Produção artística e executiva: Simone Gonçalves / Assistente de produção: Paloma Xavier / Curadoria: Alessandro Saldanha, Bárbara Santos, Felipe Santana, Jeniffer Mendes, Jonatan Vasconcelos, Lainx Dias, Rivaldo Ferreira e Rodrigo Cândido / Edição de telas: Vitor Porphirio / Assessoria de imprensa: Lau Francisco (7Fronteiras) / Social mídia: Letícia Justino / Designer gráfico: Willian Santana (Aggelos Finikas) / Fotografia, Filmagem e Edição de Vídeo: Raphael Poesia (Ake Filmes) Apoio: Studio de Dança Diane Sousa / Realização: Cia Diversidança, Cooperativa Paulista de Dança, Programa de Fomento à Dança, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Este projeto foi realizado com o apoio do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

Acesse:

https://linktr.ee/CiaDiversidanca